sexta-feira, 29 de novembro de 2013

"Homofobia no trabalho: você não tem esse direito"...

É muito gratificante quando você vê o Direito a serviço do direito. Apesar de parecer redundante, muitas vezes, não é bem o que se vivencia no meio jurídico, e, ao se buscar efetivar os direitos e garantias previsto na Constituição da República, tem-se, praticamente, uma "via sacra".    

     Hoje, foi lançada em João Pessoa (PB) uma campanha contra a discriminação no trabalho, fruto de uma parceria do Ministério Público do Trabalho (MPT) e Movimento do Espírito Lilás (MEL). Intitulada de "Homofobia no trabalho: você não tem esse direito", visa a conscientizar os empregadores e cidadãos paraibanos sobre as consequências nefastas dessa prática ruidosa ou silenciosamente executada. 



   

     Uma das definições mais interessantes que já ouvi sobre o Direito foi que é a "ciência de entregar a cada um o que é seu", podendo esse "o que é seu" tratar-se de uma coisa ou de bens imateriais, como a honra, a dignidade e até a própria vida. E creio que hoje se tem divisor de águas na busca pela entrega de inúmeros direitos (no trabalho e na sociedade como um todo) que, diuturnamente, são negados à população LGBT.  

     Já devo ter visto o vídeo acima indexado algumas dezenas de vezes, tendo tido o privilégio de participar do Projeto desde que ele ainda era apenas ideia; mas, cada vez a que assisto novamente, é como se fosse a primeira, de tanto que ele me emociona...

     Parabéns ao Dr. Eduardo Varandas (Procurador do Trabalho), a Renan Palmeira (Presidente do MEL), e à agência de publicidade TAGZAG (que transformou um sonho em realidade)!

Nenhum comentário:

Postar um comentário